iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desenvolvida em parceria com patrocinadores e organizações governamentais e não governamentais, em sintonia com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um arrojado sistema on-line de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico e integrado com outras redes digitais e não digitais. A idéia é servir de base de interligação com outros projetos com objetivos similares, formando umaTeia de interação cultural na internet.

iTEIA é um projeto sem fins lucrativos, gerenciado de forma colaborativa, que promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. OiTEIA adotou o Creative Commons como referência de licenciamento de conteúdos e se propõe a pesquisar e debater permanentemente formas alternativas de fortalecer a cultura livre e promover a geração de modelos solidários de produção e comercialização

O projeto envolve, de forma colaborativa, vídeos, músicas, textos, fotos, noticias, dados de produtores e autores, além de outras informações culturais. Também prevê canais de orientação e capacitação; de divulgação de projetos culturais e ambientes de aproximação entre artistas, produtores, patrocinadores e público (que poderá promover rankings de melhores conteúdos, votando no seus links preferidos).de produtos culturais.

Geração de Receitas para colaboradores e autores

Os colaboradores poderão gerenciar e explorar espaços publicitários associados aos seus respectivos conteúdos. Ou seja, ao lado dos conteúdos e resultados de buscas aparecerão banners que serão inseridos pelos próprios colaboradores, possibilitando a captação de receitas.

Os espaços não explorados serão ocupados por banners de mensagens de cidadania e marcas dos patrocinadores do iTEIA.

iTEIA é um projeto não governamental, desenvolvido pelo Instituto InterCidadania, com patrocínio da Petrobras e SX Brasil Comunicação Digital; integrado ao sistema de busca AchaNoticias.com.br; com apoio institucional do MinC e Fundação de Cultura de Pernambuco – Fundarpe; e participação do Estúdio livre - Cultura Digital - Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres – PE e KMF.

Compartilhe